top of page

Drones equipados com células de hidrogênio podem voar por mais tempo

O uso de células de hidrogênio em drones pode ser uma alternativa para dar aos aparelhos maior autonomia de voo. A Intelligent Energy é a empresa por trás da ideia de adaptar esse tipo de geração de energia aos drones atuais com o uso de uma célula pequena, que pode ser acoplada a um aparelho e ligada às suas baterias. Dessa forma, o acessório gera energia e mantém a bateria carregada para aumentar a capacidade do drone em ficar no ar.


Células de hidrogênio funcionam combinando os gases oxigênio e hidrogênio em seu interior. A reação química, que gera vapor d’água, também libera eletricidade, usada para manter as baterias do drone carregadas, mesmo em pleno voo.

Imagens aéreas e mapeamento aéreo com drones - Drones equipados com células de hidrogênio podem voar por mais tempo - Terrajump Drone BH - Fone: (31) 2526-2155

Célula de hidrogênio se comporta como gerador de eletricidade para manter o drone voando por mais tempo (Foto: Divulgação/Intelligent Energy)

Além de estender a autonomia dos drones, que hoje raramente passam dos 20 minutos de voo, a célula de hidrogênio também teria a vantagem de reduzir o tempo de espera entre recargas, quando os aparelhos estão no chão. Atualmente, depois de esgotar as baterias, um drone precisa pousar e ter os componentes trocados, ou ser ligado à energia para recarregar num processo que pode levar mais de 40 minutos a duas horas, dependendo do tipo de bateria.


Com o uso da célula, a recarga do aparelho enquanto pousado poderia ser agilizada, com o tempo reduzido para uma questão de minutos.


A ideia de aumentar o período hábil de funcionamento dos drones é importante para aplicações diversas. Empresas, como a Amazon, que desenvolvem serviços de entregas com esse tipo de aparelho precisam de mais autonomia, assim como profissionais de vídeo e autoridades que realizam monitoramento de áreas grandes.


As dúvidas em relação ao projeto são relacionadas ao próprio hidrogênio, que é um gás caro de se adquirir. Além disso, o peso da célula acoplada ao drone pode ter efeitos negativos em alguns aparelhos.


Por enquanto, a célula de hidrogênio para drones ainda é um protótipo da Intelligent Energy. A empresa deve realizar uma apresentação com mais detalhes do funcionamento da tecnologia durante a CES 2016, em janeiro.


Fonte: Techtudo

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page